quarta-feira, 13 de junho de 2012

Inovação das quilhas: a perspectiva do tubo

A evolução das quilhas são um capítulo a parte! Longe de laboratórios, engenheiros ou softwares avançados, a coisa aconteceu naturalmente. Isto porque a maior parte dos surfistas construíam suas próprias pranchas, acrescentando novidades e fazendo experiências próprias. Os modelos que deram certo foram ficando. Foi assim com as quilhas...

O surgimento das quilhas possibilitou surfar novas ondas
Robert Wilson Simmons (ou Bob Simmons) foi um sujeito que marcou a evolução das pranchas, desenvolvendo as quilhas como conhecemos, além de experiências misturando materiais como madeira, isopor, fibra de vidro e resina. Simmons começou a surfar em 1940 em San Diego, Califórnia, e 70 anos depois passou a ser considerado o ”pai” das pranchas de surf modernas.

As inovações das pranchas de Bob Simmons tinham um grande intuito, conseguir entrar no tubo e ficar lá por mais tempo possível. A prancha mais famosa e que resume tal evolução é a “sanduiche”, do finalzinho da década de 1940, feita com bordas em madeira balsa, bloco de isopor com duas tábuas de compensado (daí vem o nome), uma quilha central com formato arredondado, e tudo selado com fibra de vidro e resina.





A II Guerra Mundial ocasionou uma aceleração em termos de tecnologia, principalmente na indústria petroquímica, surgindo novos materiais como resinas, colas resistentes a água, fibra de vidro, etc. E quem diria, um surfista que ganhava a vida construindo pranchas usou toda tecnologia fomentada pela guerra para desenvolver um esporte paz e amor!


Carro-residência de Simmons.

Simmons escapou da guerra por causa de um problema que teve na perna quando jovem e aproveitou a sua liberdade para viver na mais pura essência do surf. Ele morou por muito tempo dentro de um Ford velho, adaptado para dormir e armazenar frutas e comidas. Apesar do desprendimento com dinheiro e posses, Bob foi um sujeito muito dedicado, que estudou a influência de marés, correntes e swells, para entender melhor as ondas e descobrir lugares bons para o surf. Infelizmente ele morreu aos 35 anos surfando um swell dos grandes. 



A morte de Simmons foi uma grande perda para o esporte, mas ao menos é melhor morrer surfando do que matando gente numa guerra.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário