terça-feira, 19 de junho de 2012

Sobre quilhas modernas, barbatanas e a genialidade

Até o início da década de 1960 o surf tinha evoluído consideravelmente, com o surgimento de pranchas mais leves, menores, com boa flutuação, designs eficientes e as primeiras quilhas. Assim, os surfistas começaram a desenhar mais curvas nas ondas, entrar nos tubos (a tão desejada “green house”) e as vezes até sair de dentro! Eis que outro sujeito chega com inovações sem precedentes.

A prancha "Velo" abriu a porta dos tubos e do surf moderno

George Greenough é uma lenda viva! Este Californiano erradicado na Austrália foi mais um surfista que entrou para o hall da fama por suas invenções, idéias e estilo de vida. Ele construiu no final da década de 1960 uma prancha pequena (5’5, aproximadamente 1,5m) para surfar de joelhos, pois pensava eu assim teria maior mobilidade (considerando que as pranchas da época tinham 10 pés, aproximadamente 3 metro) e seria melhor para entrar no tubo. 

Greenough inovações simples e revolucionárias

A pranchinha de joelho (kneeboard) funcionou muito além das expectativas, e seu maior trunfo não era apenas o fato de ser pequena e leve, mas a inovadora quilha que possibilitava atingir maior velocidade, fazer curvas mais fechadas, entrar e sair do tubo. Esta prancha ficou conhecida como “Velo” e mudou o surf para sempre. A quilha de resina era flexível, inspirada na barbatana de peixes, especialmente do Atum. Não era apenas o desempenho desta prancha, mas o design deixava evidente a genialidade de Greenogh, simplicidade inspirada na natureza. Como ninguém tinha pensado nisso?




O surfista e inventor George Greenough, também é um cinegrafista que revolucionou os filmes de surf. Na década de 1960 e 1970 construiu uma câmera que se acoplava as costas, de onde registrou imagens e ângulos nunca vistos antes. Seus filmes mais famosos foram The Innermost Limits of Pure Fun e Crystal Voyager (veja abaixo). As imagens foram tão impactantes na época que acabaram sendo imortalizada pela banda Pink Floyd no disco Echoes e no filme The Endless Summer de Bruce Brown. (obs: procurem no youtube, imperdível!)

Crystal Voyager (1ª Parte) 

Tal como pessoas revolucionarias costumam ser, Greennough sempre foi um livre pensador. Sua família era rica e famosa nos EUA, no entanto, George dedica-se a uma vida simples voltada ao mar, e ficou famoso por nunca usar qualquer tipo calçado. Descalço, surfando de kneeboard, windsurfe, ou em sua famosa almofada inflável que, usando-a como bodyboard registrou muita das suas imagens mais famosas de ondas e tubo vistos de dentro, o cara não segue padrões. Além da famosa quilha de barbatana, suas pranchas e filmes, também desenvolve e constrói barcos e outros itens náuticos inovadores. 
Até onde se sabe, mora hoje em Byron Bay onde costuma ser visto surfando, velejando, pescando e fazendo jardinagem. Simplesmente genial...

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário